(31) 3567-6784
 - Entre em contato
Blog
Transporte
07 / jul / 2020
Cuidados para dirigir com segurança

Cuidados para dirigir com segurança

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países com maiores índices de morte no trânsito. E grande parte das tragédias acontecem por causa da imprudência de muitos condutores de veículos, o que prejudica aqueles que precisam diariamente percorrer as estradas por causa da profissão, como é o caso dos motoristas de transportadoras. Contudo, existem cuidados que podem ser adotados para melhorar a segurança dos motoristas nas estradas, e eles estão elencados logo a seguir. Confira!

Obedecer a sinalização de trânsito

A sinalização foi criada para que o trânsito possa ser organizado, de maneira a evitar acidentes. Por isso, é fundamental que os motoristas sigam sempre as sinalizações, respeitando a velocidade permitida, o semáforo e todas as orientações das placas durante o trajeto.

Planejar as rotas

Ao planejar as rotas que irá percorrer, o motorista pode optar por aquelas que são mais seguras, e desviar de trechos que ofereçam algum risco. Além disso, o planejamento das rotas também evita que ocorram atrasos e, com isso, a necessidade de percorrer o trajeto com mais velocidade e tomar atitudes indevidas no trânsito.

Não realizar ultrapassagens perigosas

Muitas vezes, por causa da pressa, os motoristas acabam realizando ultrapassagens que põem em risco a sua própria segurança e a dos demais indivíduos nas estradas. Por isso, é importante sempre fazer o planejamento das rotas antes de sair, além de nunca se atrasar na hora das entregas, para que possa haver o tempo necessário para percorrer, com calma, o trajeto, sem precisar tomar atitudes perigosas para não perder o horário, como a ultrapassagem arriscada.

Realizar a manutenção do veículo

As manutenções regulares nos veículos são importantes para que não ocorram acidentes causados por falhas mecânicas durante o trajeto das entregas. Sendo assim, os motoristas devem realizar manutenções frequentes, levando os veículos para serem analisados por especialistas, a fim de garantir uma maior segurança nas estradas.

Não utilizar o celular

Hoje em dia é muito comum ver os motoristas utilizando o celular enquanto dirigem. No entanto, essa atitude é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET). Portanto, os motoristas definitivamente não devem utilizar esses aparelhos enquanto dirigem.

Utilizar itens de segurança

É imprescindível que os motoristas nunca esqueçam de utilizar o cinto de segurança, a fim de evitar lesões graves em caso de acidente, e também para não serem multados. No caso dos motociclistas, o capacete é um item fundamental para a segurança, e nunca deve ser esquecido pelos mesmos.

Todo os cuidados mencionados nesse artigo possibilitam aos motoristas dirigirem com maior segurança pelas estradas. Como vimos, todas as atitudes a serem tomadas são simples, e se cada motorista fizer a sua parte, os índices de acidentes no trânsito certamente cairão, e haverá uma maior segurança para todos.

A TM Transportes é uma empresa comprometida em orientar seus colaboradores a adotarem todos esses cuidados essenciais para um trânsito seguro, realizando as entregas de maneira responsável e rápida.

Para saber mais sobre a TM Transportes, navegue pelo site e entre em contato!

image.jpeg https://www.instagram.com/tmtransportesbh/?hl=pt-br

facebook-logo-2-1.png https://www.facebook.com/tmtransportesbh/?ref=bookmarks

Priscila Viégas

Comente essa publicação

Copyright © 2024 - TM Transportes - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil