(31) 3567-6784
 - Entre em contato
Blog
medicamentos e correlatos
01 / nov / 2019

Cuidados Essenciais no Transporte de Medicamentos

 

image1.jpg

 

Sabemos que todo produto a ser entregue requer cuidados durante o seu transporte. Porém, existem aqueles que demandam uma atenção ainda maior, como é o caso dos medicamentos. Fatores como iluminação, umidade e temperatura podem alterar a funcionalidade dos remédios, e assim, causar danos à  saúde das pessoas, além de perdas financeiras, pela ineficácia das medicações. Sendo assim, é de fundamental importância que algumas práticas sejam adotadas pelas transportadoras para que esses produtos sejam preservados e entregues de maneira segura. Confira abaixo alguns cuidados essenciais que devem ser seguidos durante o transporte dos medicamentos.

 

  • Veículos apropriados: Os veículos precisam estar adaptados para transportar certos tipos de medicamentos. Para isso, além da necessidade de conservação e da limpeza do veículo, ele deverá ser capaz de manter a refrigeração dos remédios transportados. Em alguns casos, dependendo da distância, o meio de transporte precisará possuir um baú refrigerado ou até mesmo mini contêineres.

 

  • Profissional farmacêutico: As transportadoras que trabalham com medicamentos devem ter em sua equipe um profissional farmacêutico, que possua Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, que é um documento exigido pela Anvisa. Este profissional  será responsável por inspecionar e garantir a conservação adequada dos remédios durante todas as etapas de logísticas e transportes.

 

  • Embalagem: O cuidado com a embalagem dos medicamentos é imprescindível para que estes cheguem ao cliente de forma intacta e tendo sua eficácia preservada. Por isso, é necessário utilizar caixas de transporte adequadas às necessidades de cada medicação.  

 

  • Rastreamento de cargas: Esse é um recurso muito importante para o transporte de medicamentos, pois garante que os mesmos serão entregues de forma segura. Por meio da central de monitoramento, é possível verificar incidentes, dar suporte aos motoristas e monitorar os status das entregas.

 

  • Planejamento de rotas: Os trajetos a serem percorridos devem ser planejados cuidadosamente pela transportadora, levando em consideração as particularidades e as necessidades das medicações. Um roteiro de viagem adequado pode prevenir atrasos e evitar que os medicamentos fiquem expostos a condições desfavoráveis a eles.

 

Cada um dos cuidados acima são indispensáveis para que as medicações cheguem ao destinatário em perfeitas condições. Sendo assim, se você vier a necessitar dos serviços de uma empresa para transportar medicamentos, procure uma que dê a devida importância aos cuidados que devem ser adotados durante o transporte das medicações. Além disso, deve-se observar se possuem as certificações necessárias para este tipo de transporte, como exemplo, Autorização da Vigilância Sanitária e ANVISA.

 

Pensando em atender a estas necessidades,  a TM Transportes desempenha um trabalho de excelência, que adota todos os cuidados necessários e garante a segurança no transporte de medicamentos e correlatos. Para saber mais, entre em contato com a TM Transportes! 

 



 

Priscila Viégas

Comente essa publicação

Comentários

Margareth

01.11.2019

TRANSPORTE CONFIÁVEL. PARABÉNS

Copyright © 2024 - TM Transportes - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil